quinta-feira, 23 de agosto de 2012


Má higiene dental ligada ao risco de demência.




Teeth-050412_21Aug12.jpg

 Praticar boa higiene oral pode ajudar a afastar a demência mais tarde na vida, um novo relatório de pesquisadores da Universidade da Califórnia acaba de mostrar. Bactérias dos dentes e das gengivas pode fazer o seu caminho para o cérebro ao longo do tempo, aumentando o risco de demência.

Para o estudo, a pesquisadora Annlia Paganini-Hill e sua equipe revisaram os registros de saúde de 5.468 moradores da Califórnia, entre 1992 e 2010. A idade dos participantes caiu entre 52 e 105, com uma média de 81.

Ao longo do estudo de 18 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que relataram escovar os dentes apenas uma vez por dia ou menos foram tanto como 65 vezes mais chances de desenvolver demência.

Embora o estudo não pode determinar conclusivamente a razão para a ligação, inflamação e bactérias que entram no cérebro - também ligado ao curso de doença cardíaca e diabetes - poderia ser a causa.

"Não só o estado de sua mente prever que tipo de hábitos de saúde bucal que você prática, pode ser que seus hábitos de saúde bucal influenciar ou não você começa a demência", disse Annlia Paganini-Hill.

Os resultados foram publicados esta semana no Journal of the American Geriatrics Society.
Fonte: RTT News

Nenhum comentário:

Postar um comentário